domingo, 4 de abril de 2010


O que é Arteterapia?


Foto: Walkíria Andrade F.. Desenho de um paciente.


Instaurada em 1941 nos Estados Unidos, a “arteterapia”, propõe o uso de recursos artísticos como material, como ferramentas de um processo terapêutico, ou seja, é uma relação sistematizada de ajuda através de práticas e objetos providos das artes, que só foi reconhecida como profissão em 1969. Ela vem ganhando cada vez mais espaço nas áreas de desenvolvimento humano e saúde, principalmente na área de saúde mental, como uma nova forma de abordagem e modelo investigativo da psique humana. Esse novo modelo de processo terapêutico do século XX, explora o potencial criativo do indivíduo em sua singularidade, resgatando partes “adormecidas da criança” que cada um de nós guardamos; do criativo, do lúdico e do espontâneo. Propicia novas formas de expressão, comunicação e uma nova dialética com “questionamentos íntimos; das dores, medos, angústias, fantasias, reflexões...”. (MACIEL, 2008).

Malchiodi (1997, apud SEI e PEREIRA, 2009) diz que a Arteterapia representa um meio alternativo de atendimento psicológico, no momento em que se admitem as produções artísticas, atuarem como veículo de informações subjetivas, relevantes. Concordando com ela, quanto à importância do meio para a obtenção de informações, já que esta poderá ser transmitida de outra forma que necessariamente não precise ser verbalizada e, baseada na minha experiência nesse último ano enquanto arteterapeuta tenho que admitir o quão é valioso o trabalho com os símbolos e seus significados. Penso que é criando que o ser humano, principalmente a criança, faz suas infinitas descobertas, desenvolve sua expressão e imaginação espontaneamente, descarrega suas tensões e exterioriza suas alegrias, temores e fantasias. A prática da Arteterapia proporciona a harmonia corporal, o autoconhecimento, o amadurecimento.

Walkíria Andrade F.


Referência: FREITAS, Walkíria de A. R. Arteterapia em Consultório: uma viagem interior. Monografia de especialização em Arteterapia, Instituto Junguiano da Bahia (IJBA), Salvador – BA, 2009.

Um comentário:

  1. Quirinha,que blog lindo!!!Parabéns pelo trabalho..já estou te seguindo...visite meu blog e comente tbem!!!bjk Rosa

    ResponderExcluir