domingo, 15 de agosto de 2010


Arteterapia no Colégio Márcia Mércia
Projeto "EDUCANDO PARA A PAZ

                  Exposição dos trabalhos do grupo

Na última sexta-feira, dia 13/08, aconteceu no Colégio Estadual Márcia Mércia, no Bairro de Mata Escura, através do projeto “EDUCANDO PARA A PAZ” a realização de oficinas de Arteterapia em grupo para os alunos do ensino fundamental e médio no turno da manhã e da tarde. Nas oficinas os alunos tiveram a oportunidade de pintar Mandalas e conhecer um pouco desta técnica tão difundida em todo o mundo, utilizada como veículo de auto-cura e agente facilitador do autoconhecimento.


A Arteterapeuta Walkíria e alunos

As oficinas foram dirigidas pela Arterapeuta Junguiana Walkíria Andrade F., que observou a mudança da turma durante a realização do trabalho com as mandalas e comenta: “(...) anteriormente os alunos encontravam-se agitados e desconfiados, após o trabalho, mostraram-se mais receptivos, afetivos e na maioria deles percebi que mexeu com sua autoestima. O resultado foi excelente!!!”. 

         
                Mandala  produzida na oficina de Arteterapia

“Nas mandalas estão contidos os símbolos sagrados, como a circunferência, o círculo, o quadrado e o triângulo. Estes símbolos procuram fazer a integração do céu com a terra, do masculino com o feminino, do que está m cima com o que está em baixo, da alma com a matéria”.
                         Walkíria e a professora Cecília
                                                                                  
O projeto “EDUCANDO PARA A PAZ” que já vem acontecendo em algumas escolas do município, é coordenado pela professora Maria Cecília Antunes de Carvalho e consiste na prática pedagógica através do símbolo de uma árvore, denominada por ela de “ÁRVORE DA PAZ”, voltada para a conscientização dos alunos, pais e professores com o objetivo de minimizar a violência e estimular sentimentos de confiança, bondade, amizade, amor, coragem, compaixão etc.


                              Walkíria e alunos
                                                                         
Estiveram presentes, dando apoio a oficina, a coordenadora do projeto Maria Cecília A. de Carvalho, a gestora da escola, Laura Rodrigues, a vice-diretora e demais professores.

5 comentários:

  1. Wal, querida!
    Obrigada por ter aceitado o convite de Cecília.
    Adorei ver as fotos e o seu carinho.
    Parabéns pelo blog.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Walkíria, belo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Walquíria, que trabalho maravilhoso, parabéns!
    Bjs,
    Rita Lima

    ResponderExcluir